ALICATE TERRÔMETRO – APLICAÇÕES E LIMITAÇÕES

O Alicate Terrômetro surgiu pra realizar medições em qualquer sistema de aterramento. Certo?
#### MUITA CALMA NESSA HORA!!!!! ####

O ALICATE TERRÔMETRO NÃO SUBSTITUI OS DEMAIS MEDIDORES DE RESISTÊNCIA DE ATERRAMENTO

Realizar medições de resistência de aterramento sem precisar desconectar/isolar o ponto a ser medido, ainda mais sem precisar utilizar estacas auxiliares espaçadas tantos metros forem necessários seria uma praticidade enorme.

O Alicate Terrômetro ajuda bastante quanto à estas facilidades acima, porém muitos acham, de forma equivocada, que este instrumento pode ser aplicado em qualquer sistema de aterramento.

Figura: Alicate Terrômetro em sistema multiaterrado (Fonte FLUKE)

É importante saber que este instrumento foi desenvolvido para medir resistência de LOOP de aterramento em sistemas multiaterrados em paralelo, ou seja, em circuito fechado.

 

O alicate terrômetro também é uma ferramenta útil para verificar mal contatos e/ou cabos rompidos/danificados.

Sistemas de aterramento formados por Meshs, anéis, próximo a possíveis fontes de interferências devem ser medidos através de outros instrumentos tais como Terrômetro Convencional (método da queda de potencial, por exemplo), mili ou micro ohmímetro.

 

Observamos no mercado, principalmente em laudos de SPDA em condomínios, a aplicação automática do alicate terrômetro simplesmente sem identificar como encontra-se a configuração do sistema de aterramento o que pode apresentar leitura totalmente errônea da resistência medida o que, geralmente, é caracterizada por um valor bem inferior do que realmente seria.

Dicas:
– Leia o manual e/ou consulte o fabricante do instrumento afim de identificar suas possibilidades e, principalmente, suas limitações de aplicações.
– Identifique o sistema de aterramento a ser verificado, a partir daí selecione o instrumento correto de acordo com a finalidade a ser examinada.
– Nunca, mas nunca, esqueça de usar os EPIs corretos, muitos se descuidam ao pensar que não há risco na utilização de alicates terrômetros.

http://www.skylabengenharia.com.br/
Projetos, Laudos, Consultoria e Instalações Elétricas

Fontes consultadas:

– ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida:2008
– ABNT NBR-5419:2015
– ABNT NBR 15749:2009 (em revisão)
– FLUKE: https://dam-assets.fluke.com/s3fs-public/9902792_POZ_C_W.PDF
– O Setor Elétrico: http://www.osetoreletrico.com.br/…/Ed65_fasc_aterramentos_c…

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO

Copyright 2018. SKYLAB ENGENHARIA ELÉTRICA, todos os direitos reservados.